sexta-feira, 16 de dezembro de 2011



" A esperteza  da cegonha


O lobo - Guará é um animal típico das matas da America do Sul e, apesar de quase extinto, vem se safando através da sua esperteza na luta pela sobrevivência . Existem
muitos contos relatando a audácia e esperteza desse animal, que já faz parte da nossa cultura.
Uma dessas histórias conta que havia um lobo muito faminto que vivia de olho nas aves que margeavam o rio São Francisco. Ele não dava trégua, pois estava sempre pronto para dar o bote nos desavisados. a comadre cegonha, alerta como só, dizia para a comadre aranha, que vivia cochilando :
- Olha comadre, cuidado! Cochilou, o cachimbo cai. Comadre, comadrefique atenta, pois o babão está na área.
_ o que? Onde? Cade?...
De repente, nhac!!!
O lobo pegou a arara desatenta ...
_Eu é que não fico de bobeira para contar história. Estou de olho vivo nesse faminto. Nunca vi em toda minha vida alguém devorar um almoço como esse escumungado.  É
só olhar pra gente que ele começa a babar...
_ que isso comadre, eu estou babando não é por causa da senbhora, não! É que eu masquei fumo e, por isso, estou com água na boca - desculpa - se o canino. Vou comer a arara para salgar um pouco a boca.
_ tá me engana. Tomara que você se entale, comilão.
E, do jeito que come, não vai demorar muito. E você há de precisar de mim. Você vai ver- espraguejou  a ave .
_ Há, há, há. eu? Precisar de você? Nunca! Pelo contrário, você é que vai precisar de mim...
Na verdade, o lobo tinha a cegonha como grande rival e não via a hora de devorá - lo, até dentre  as aves era a mais gordinha.
Enquanto comia vorazmente a arara, o lobo ficou com um osso atravessado na garganta. Como não conseguia tirá - lo, pediu a cegonha que tirasse com o seu bico grande comprido e prometeu uma recompensa em troca. A cegonha aceitou o trato, mas, muito esperta e por precaução, pôs um galho grosso de madeira atravessado entre os dentes do lobo. 
depois, enfiou cuidadosamente o bico na boca do  carnívoro, tirando - lhe o osso da garganta. Em seguida, perguntou ao lobo sobre a recompensa, ao que ele respondeu:
_ Achoa mesmo que vou te dar alguma coisa? Já não basta impedir - de comer a sobremesa?
_ É verdade compadre, já me deste recompensa, pois estiveste comigo entre os dentes e não pôde me comer!
1 Não estejas entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas, pois, se não tens como pagar, porque arriscas perder a cama de debaixo de ti? " ( provérbios 22,26,27)
Não acredite em quem não é confiável.
Fonte:
Jornal Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário