sábado, 16 de novembro de 2019

O bem aventurado - Salmo 1


Quem nunca ouviu a frase: Uma laranja podre estraga toda  laranja de uma caixa?

Acho que impossível não ter ouvido né?
Pois bem;

Por isso a Bíblia nos deixou esta exortação “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. (Salmos 1:1).

De acordo com a mensagem deste versículo, observamos que ímpio é o individuo que não professa nem uma religião, que contesta a fé das outras pessoas e que não acredita em Deus.

Pecadores: São todos os que transgridem as leis de Deus, não obedecem a seus mandamentos, os que rejeitam o sacrifício de Cristo na cruz, que ama e comete a mentira, quando mentimos entristecemos o coração de Deus, “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros” (Efésios 4:25).

O nono mandamento proíbe a mentira. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20:16).

Deus odeia mentira “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite” (Provérbios 3:9-10).

Conforme a palavra de Deus, o diabo é o pai da mentira, Quando profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (João 8:44).

Os mentirosos são exclusos da presença de Deus, “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos” (Salmos 101:7).

Concluímos então que pessoas desonestas não entrarão no reino de Deus “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira
 que possui certos defeitos e vícios , que peca por hábitos, o que confessa seus pecados a homens e faz penitencias.

Aquele que diz: ”Não tenho pecado”
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganemos-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós" (1 João 1:8).

(Apocalipse 22:15) – Diz que ficarão de fora do céu os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Somos cristãos então temos que obedecer a Deus, caso o contrário somos mentirosos e corremos o risco de sermos excluídos dos planos de Deus.

Escarnecedores – Todos que zombam do povo de Deus, que faz críticas e apologia as desordem no mundo religioso.

Sentar com escarnecedores – Sentar-se com pessoas que zombam, que caçoam, que ironizam a palavra de Deus, que fazem arruaças com a fé do semelhante.

Devemos ter o nosso caráter moldado pelo espírito santo e não deixarmos ser levados pelos padrões mundanos e corrompidos, não podemos ser influenciados por conselhos de pessoas que vão contra a vontade de Deus. 


 Precisamos cuidar das nossas amizades, pois a Bíblia nos exorta: “Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes” (1 coríntios 15:33).


Não podemos evitar amizade com pessoas que não professam a mesma crença que nós, pois Jesus nos colocou como luz entre as pessoas que ainda não os conhecem “Vós sois o sal da terra e vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:13-14).
Deus nos pôs como como sal da terra e luz do mundo - significa que temos que glorificar a cristo em nossa vida, e levar Jesus ao conhecimento de outras pessoas através da nossa fé e exemplo de vida.

Ser sal da terra e luz do mundo significa exaltar a Deus com a nossa vida, e levar Jesus ao conhecimento de outras pessoas, através da nossa  obediência.

A função do sal é dar sabor a comida, mas se o sal for monótono (sem sabor), não tem graça e é jogado fora – “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora... (Mateus 5:13).

Escarnecedores:  Quem zombam, caçoam e ironizam.

"Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões"  (2 Pedro 3:3-7) .


As companhias que devemos evitar são de pessoas que dizem seguir a Cristo mas que a realidade é bem diferente, não conseguem demonstrar isso através delas mesmos. Tornam amizades perigosas, que podem nos tirar da presença de Deus e nos afastar da sua graça.

Pessoas que conhecem a verdade e persistem no erro, cometendo pecados, mantendo vícios, estão com a vida espiritual destruída e facilmente destrói a fé das que se juntam a elas.

 Melhor é que observemos o que há de errado a nossa volta para nos prevenir contra as ações satânicas , é muito importante entender quando algo está errado em nós, se alguém insistir em continuar a fazer o que não é correto, mantermos distantes para  não sermos influenciados.


Precisamos nos manter em um ambiente realmente cristão, um ambiente que seja nosso porto seguro. Onde sabemos que os hábitos não contaminados.
Para que sejamos protegidos desses males precisamos estar em contato com a palavra de Deus, de onde tiramos proveito para nosso bem estar espiritual – “O meu povo está sendo destruído por faltar
conhecimento” (Oseias 4:6).

Que Deus em Cristo vos abençoe - Abraços

Smênia Motta



quinta-feira, 14 de novembro de 2019

O bom pastor


“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimos pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”. (1 Pedro 5:2-3).

A ocupação de um pastor não é somente pregar, liderar ou ter conhecimento em teologia. Ser pastor vai além dessas funções.

 Temos alguns pastores na Bíblia que nos servem de exemplos:

 Abel foi pastor de ovelhas – Embora sua carreira tenha sido interrompida muito cedo, quando ainda era bastante jovem, sua história nos trás influencia até os dias de hoje.

Seu amor e dedicação pela profissão revelavam em si o grande amor de Deus.

 Dividia os trabalhos com seus pais e com seu irmão Caim, porém foi reconhecido pelo prazer e tão grande habilidade em cuidar de animais domésticos, posteriormente tornando pastor de ovelhas (Gênesis 4:2).

 Abraão conhecido como o pai da fé, caminhava pelo deserto com as ovelhas, fica claro que era um pastor, em (Gênesis 13:2-5) – “Abraão era muito rico de rebanhos, prata e ouro” (...) “Ló, que acompanhava Abraão, tinha igualmente ovelhas, bois e tendas”.

Moisés – Após casar-se com Zípora tornou-se pastor de ovelhas, trabalhava cuidando do rebanho de ovelhas de seu sogro Jetro. (Êxodo 3:1).

Davi como pastor deixou expresso grande exemplo de responsabilidade e ansiedade ao cuidar de suas ovelhas.

(Salmos 78:70-72) – Também escolheu a Davi, seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas; de após as ovelhas e suas crias o trouxe, para apascentar a Jacó, seu povo, e a Israel, sua herança.

 E ele os apascentou, segundo a integridade de seu coração, e os guiou com a perícia de suas mãos.

 Um dos grandes desafios era ensinar as ovelhas a lhes obedecer, mas os pastores amavam suas profissões e então eram pacientes, cuidavam dos rebanhos com carinho

 Tarefa que  com certeza nunca foi fácil, sol escaldante, tirar água do poço, a noite levar as ovelhas para o curral para que pudessem ficar protegidas contra ladrões a animais ferozes. Alguém ficava vigiando durante toda a noite.

 Pela manhã os pastores chamavam suas ovelhas pelo nome, elas reconheciam a voz do seu pastor e os seguiam até a pastagem (Não davam ouvidos a vozes estranha).

 Porém às vezes surgiam ladrões para roubá-las, entravam por atalhos ou arrebentavam as cercas formando um atalho, porque nas porteiras havia sempre alguém cuidando, prontos para impedi-los em suas ações criminosas.

 Os pastores bons eram atentos, leais e valentes, comprometiam suas vidas em defesa do seu rebanho.

 (1 Samuel 17:34-36) -  Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.

Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.

 Em (João 10:2) – Jesus disse que “Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

 No versículo (7-8) disse que Ele é a porta das ovelhas e que os que vieram antes dele eram ladrões e assaltantes.

Referindo-se provavelmente a religiosos que pensavam em seus próprios benefícios e pouco preocupavam com o bem estar de seus semelhantes.

 “Sabe, porém isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos profanos,

 Sem afeto natural, irreconciliável, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

 Tendo por aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. “Destes afasta-te” (2 Timóteo 3:1-5).

 O bom pastor encarava os animais ferozes e também os ladrões, arriscando sua própria vida. Porém o mercenário preocupava apenas em beneficiar-se das ovelhas, mas quando sentia próximo do perigo fugia.

 Jesus se declarou como pastor, o bom, aquele que morre por suas ovelhas (João 10:11).

 Que nós como suas ovelhas venhamos a dar ouvidos a sua voz e obedecê-lo, como está escrito - “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,

 “Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto” (Hebreus 3:7-8).

 Tenha uma vida abençoada em Cristo  –  Seja feliz...viva Jesus!


Abraços: Smênia Motta



 

 

 

 

 

 

 


Salvação

Porque a graça de Deus se manifestoutrazendo salvação a todos os homens (Tiago 2:11).

Às vezes somos pegos por situações em que precisamos de socorro, nos sentimos angustiados, com o coração aflito, sem saber a quem recorrer.

A Bíblia nos trás a lembrança que “Perto está o Senhor de todos os que o invocam de todos os que o invocam de verdade” ( Salmos 145:18).

Não importa o que estamos passando, Ele passa conosco, “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás” (Isaías 43:2)

Se estivermos no deserto, Ele e não nos desampara e nos conduz “Jesus lhes disse: “Venha comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”.

“Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos  para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Até em caverna, caso estivermos Ele cuida de nós. Elias era um homem que tinha experiência com Deus, conhecia seu  agir  e seus milagres; vivenciou a provisão, cuidados e poder sobrenatural de Deus.

Foi alimentado por  um anjo, por corvos, e por uma viúva, enfrentou batalhas contra os profetas de baal e profetizou chuva através de uma pequena nuvem que tinha o tamanho da mão de um homem (1 – Reis 18:44) – “Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem  está se levantando do mar “

Então disse Elias: “Vai buscar Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva impeça”.
Elias foi um grande exemplo de vida com Deus, mesmo assim foi provado.

De Deus fomos feito a semelhança; significa que somos parecidos com Ele.

“Ele nos ama, e a maior prova deste amor é que Ele deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Muitos questionam Deus, afirmam que Ele os tem abandonado, quando na realidade somos nós que nos afastamos. Quando nos distanciamos de Deus sofremos terríveis conseqüências. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna” (Romanos 6:23).

Portanto a mensagem que temos para ti neste momento é: “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações: (salmos 95:7-8); (Hebreus 3:7-8).

Salvação é dádiva de Deus, e é nos oferecida através de crermos em Jesus. Temos que nos converter a cada dia para sermos salvos, salvos dos nossos pecados. “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação:

Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior (1 Timóteo 1:15).

Somos salvos pela graça, por meio da nossa fé isto não vem de nós, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie  (Efésios 2:8 – 9);

Não merecemos ser salvos, podemos fazer muitas coisas boas, mas a salvação não vem como barganhas, somente através de Jesus.

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito  de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6 :23).


 Que Deus fale melhor em seu coração – Grata: Abraços