sábado, 16 de novembro de 2019

O bem aventurado - Salmo 1


Quem nunca ouviu a frase: Uma laranja podre estraga toda  laranja de uma caixa?

Acho que impossível não ter ouvido né?
Pois bem;

Por isso a Bíblia nos deixou esta exortação “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. (Salmos 1:1).

De acordo com a mensagem deste versículo, observamos que ímpio é o individuo que não professa nem uma religião, que contesta a fé das outras pessoas e que não acredita em Deus.

Pecadores: São todos os que transgridem as leis de Deus, não obedecem a seus mandamentos, os que rejeitam o sacrifício de Cristo na cruz, que ama e comete a mentira, quando mentimos entristecemos o coração de Deus, “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros” (Efésios 4:25).

O nono mandamento proíbe a mentira. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20:16).

Deus odeia mentira “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite” (Provérbios 3:9-10).

Conforme a palavra de Deus, o diabo é o pai da mentira, Quando profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (João 8:44).

Os mentirosos são exclusos da presença de Deus, “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos” (Salmos 101:7).

Concluímos então que pessoas desonestas não entrarão no reino de Deus “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira
 que possui certos defeitos e vícios , que peca por hábitos, o que confessa seus pecados a homens e faz penitencias.

Aquele que diz: ”Não tenho pecado”
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganemos-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós" (1 João 1:8).

(Apocalipse 22:15) – Diz que ficarão de fora do céu os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Somos cristãos então temos que obedecer a Deus, caso o contrário somos mentirosos e corremos o risco de sermos excluídos dos planos de Deus.

Escarnecedores – Todos que zombam do povo de Deus, que faz críticas e apologia as desordem no mundo religioso.

Sentar com escarnecedores – Sentar-se com pessoas que zombam, que caçoam, que ironizam a palavra de Deus, que fazem arruaças com a fé do semelhante.

Devemos ter o nosso caráter moldado pelo espírito santo e não deixarmos ser levados pelos padrões mundanos e corrompidos, não podemos ser influenciados por conselhos de pessoas que vão contra a vontade de Deus. 


 Precisamos cuidar das nossas amizades, pois a Bíblia nos exorta: “Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes” (1 coríntios 15:33).


Não podemos evitar amizade com pessoas que não professam a mesma crença que nós, pois Jesus nos colocou como luz entre as pessoas que ainda não os conhecem “Vós sois o sal da terra e vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:13-14).
Deus nos pôs como como sal da terra e luz do mundo - significa que temos que glorificar a cristo em nossa vida, e levar Jesus ao conhecimento de outras pessoas através da nossa fé e exemplo de vida.

Ser sal da terra e luz do mundo significa exaltar a Deus com a nossa vida, e levar Jesus ao conhecimento de outras pessoas, através da nossa  obediência.

A função do sal é dar sabor a comida, mas se o sal for monótono (sem sabor), não tem graça e é jogado fora – “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora... (Mateus 5:13).

Escarnecedores:  Quem zombam, caçoam e ironizam.

"Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões"  (2 Pedro 3:3-7) .


As companhias que devemos evitar são de pessoas que dizem seguir a Cristo mas que a realidade é bem diferente, não conseguem demonstrar isso através delas mesmos. Tornam amizades perigosas, que podem nos tirar da presença de Deus e nos afastar da sua graça.

Pessoas que conhecem a verdade e persistem no erro, cometendo pecados, mantendo vícios, estão com a vida espiritual destruída e facilmente destrói a fé das que se juntam a elas.

 Melhor é que observemos o que há de errado a nossa volta para nos prevenir contra as ações satânicas , é muito importante entender quando algo está errado em nós, se alguém insistir em continuar a fazer o que não é correto, mantermos distantes para  não sermos influenciados.


Precisamos nos manter em um ambiente realmente cristão, um ambiente que seja nosso porto seguro. Onde sabemos que os hábitos não contaminados.
Para que sejamos protegidos desses males precisamos estar em contato com a palavra de Deus, de onde tiramos proveito para nosso bem estar espiritual – “O meu povo está sendo destruído por faltar
conhecimento” (Oseias 4:6).

Que Deus em Cristo vos abençoe - Abraços

Smênia Motta



Nenhum comentário:

Postar um comentário